sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Simulador solar fotovoltaico é novidade na Feira do Empreendedor do Seridó

O software facilita a consultoria empresarial e reduz custo de conta de energia
A viabilidade de empresas dos setores da indústria, comércio e serviços implantarem sistemas fotovoltaicos para a geração de energia elétrica pode ser medida por um simulador solar fotovoltaico, que está sendo apresentado e exposto aos visitantes da Feira do Empreendedor do Seridó, que acontece até o próximo sábado (12) na Ilha de Santa’Ana, em Caicó. O software tem como principal objetivo facilitar a consultoria empresarial para se fazer o dimensionamento de placas fotovoltaicas a serem instaladas em empresas, reduzindo custo no mínimo tempo possível através da conta de energia.
O impacto mais efetivo é a possibilidade do investimento feito pela empresa se pagar de quatro a cinco anos após a instalação das placas, dependendo do valor da tarifa da concessionária de energia elétrica. Consequentemente a empresa terá condições de produzir a um custo menor, permitindo aumento da margem de lucro, aumento da carteira de clientes e maior participação no mercado. Empresas dos setores de comércio e serviços, postos de gasolina, e da indústria, nos segmentos de panificação e pequenas confecções já estão adotando o sistema.
O simulador solar fotovoltaico é uma ferramenta criada pelo Sebrae-CE, que faz uma previsão do custo de instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia própria na empresa. Com base na análise da conta de energia elétrica da concessionária local é possível calcular o consumo médio anual e o valor da tarifa que a empresa está pagando atualmente. A partir daí o software informa a quantidade de placas a ser instalada, qual será a redução de carbono, o custo de implantação estimado com a variação de 20 a 30%, o peso das placas, considerando a sustentabilidade, e o espaço necessário para a sua instalação.
Há quatro meses o software desenvolvido pela empresa cearense Wind Sun Brasil, que atua no setor de projeto e instalação de energia fotovoltaica, está sendo apresentado em eventos do circuito nacional Feiras do Empreendedor. Segundo o analista da Unidade de Gestão e Desenvolvimento de Soluções do Sebrae-CE, Lúcio Gurgel, além do software ser uma novidade, se desfaz aquela ideia de que o investimento para a implantação do sistema fotovoltaico é alto. “A partir da simulação, o empresário busca o Sebrae para fazer uma consultoria de eficiência energética para melhorar os custos da energia consumida e faz um projeto técnico para dar entrada na concessionária e fazer a implantação do sistema”, explica Gurgel.
Atualmente existem no Ceará 12 empresas que atuam na área de implantação de placas fotovoltaicas, tendo algumas fábricas do setor de confecções já instalado o sistema e vem obtendo bons resultados.  Desenvolvida pelo Sebrae CE, a ferramenta está disponível para todas as unidades do Sebrae na Federação, mas é necessário que sejam feitos alguns ajustes considerando-se o índice solarimétrico e que o Sebrae entre em contato com a empresa que fez o cálculo no software para fazer os ajustes. “O trabalho do Sebrae com a empresa começa com a simulação, depois a consultoria e vai até a elaboração do projeto”, diz Lúcio Gurgel, estimando que após 25 anos a energia gerada através das chamadas células fotovoltaicas torna-se praticamente gratuita para o investidor.
Realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a Feira da Empreendedor do Seridó conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caicó, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sistema Fecomercio, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte, além do apoio dos parceiros do Sistema Fiern e da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern).
Fonte: do AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário