sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Programa de Cisternas entrega mais de mil tecnologias de acesso à água para famílias do Rio Grande no Norte.

Com os reservatórios, sertanejos passaram a ter acesso à água potável para beber, cozinhar e para a produção de alimentos e criação de animais

Mais de mil tecnologias sociais de acesso à água foram entregues para famílias do Rio Grande do Norte entre janeiro e setembro de 2016. Com os reservatórios, os sertanejos passam a ter acesso à água de qualidade para beber, cozinhar e para a produção de alimentos e criação de animais. Em todo Semiárido, foram entregues 54 mil tecnologias de janeiro a setembro deste ano.
No total, o Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), já entregou 836 mil cisternas para consumo humano (1ª água) e quase 133 mil tecnologias (2ª água) para produção de alimentos.
Cada cisterna para consumo humano armazena 16 mil litros de água e atende a uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até oito meses. O programa também apoia a construção de tecnologias sociais para ampliar as condições das famílias produzirem alimentos. A cisterna calçadão e a cisterna de enxurradas, com capacidade de armazenar 52 mil litros, estão entre as principais tecnologias implementadas.
O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, explica que o Programa Cisternas possibilita a convivência das famílias com a seca. “Com a água das cisternas, elas conseguem sobreviver à estiagem e também produzir alimentos”. Segundo ele, o ministério já investiu R$ 287,7 milhões no programa somente neste ano.
Escolas
O Programa Cisternas também tem colaborado para a redução da evasão escolar no Semiárido. Graças à construção de 3 mil cisternas nas escolas, estudantes podem permanecer em sala de aula durante o período de estiagem na região. A água armazenada em cisternas de 52 mil litros pode suprir as necessidades da escola – beber e cozinhar – durante o período de estiagem, a depender do número de alunos que frequentam a escola.
Parceria
O Programa Cisternas, do governo federal, é executado pelo MDSA em parceria com governos estaduais, municipais, consórcios públicos municipais e organizações da sociedade civil, como a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e o Memorial Chico Mendes (MCM).
Fonte: do AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário