segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Cidades do Seridó estão com abastecimento suspenso devido à baixa no rio Piranhas/Açu.

Rio Piranhas secou novamente e captação de água pela adutora é paralisada - (Foto: Alex Maia)

Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando estão com o abastecimento suspenso em função da baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. Este manancial traz água do complexo de barragens Curema/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para estas cidades. O fornecimento de água através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) parou no sábado (19).
A captação no rio ocorria na cidade de Jardim de Piranhas e, atualmente, não tem volume suficiente para bombear. A cidade de Caicó contava com outra fonte de abastecimento, que era o Açude Itans, mas, que agora se encontra seco. A Caern e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão em entendimento com a Agência Nacional de Águas (ANA) para solicitar apoio no aumento da vazão da água vinda da Paraíba.
No momento, não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água. Em situações em que não existem mananciais, as cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais e estadual.
ALTERNATIVAS
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), já tentou perfurar poços na região, foram realizadas mais de trinta perfurações, contudo, devido ao tipo de solo do Seridó os poços não tiveram vazão suficiente para o abastecimento.
Outra alternativa sugerida pela Caern foi a adutora emergencial de Caicó. O projeto deste equipamento foi repassado para o Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (DNOCS).

Por Sidney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário