domingo, 5 de fevereiro de 2017

Atividades que ajudam a melhorar a memória e a concentração!

Não é novidade que atividades que mantêm a mente ativa ajudam na preservação da memória, na concentração e diminuem o estresse. Pesquisas médicas garantem que exercícios para a mente funcionam, inclusive, muitos especialistas indicam aos seus pacientes passatempos e jogos.
As atividades relaxantes e os Hobbies também são bem-vindos à rotina. Entre elas, teatro, dança, cursos de artesanato, culinária ou de línguas, leitura, cinema, música e até jardinagem estão entre as mais estimulantes. Estes hábitos fortalecem as redes neurais, deixando-as saudáveis.
Os jogos e passatempos exigem do cérebro um trabalho de concentração, atenção e raciocínio. Desde os mais simples como os quebra-cabeças, palavras cruzadas, damas ou dominó até os mais complicados como poker e xadrez, que requerem estudo e dedicação para a prática. Todos são válidos, depende de quem vai praticar e com qual finalidade.
A memória com o passar dos anos
Com o passar dos anos, a memória sofre uma perda perceptível. Nessa fase é de extrema importância compensar, organizando atividades de treinamento cerebral e manter hábitos saudáveis. Interagir com a família e amigos, manter-se ocupado, incluir exercícios físicos no dia a dia e ter uma alimentação que inclua nutrientes como ômega 3, ácido fólico e vitamina E, já é um bom começo para evitar este declínio cognitivo.
Os exercícios para a memória, como os citados acima, podem evitar distúrbios neurológicos até nas idades mais avançadas. Já entre as pessoas mais jovens, a vida corrida, as noites mal dormidas e o abuso de drogas e álcool, também podem levar a uma degradação mental. É preciso haver equilíbrio e cuidados em todas as idades.
Os esportes da mente como aliados do sucesso
Bom exemplo de figuras que usam desses esportes da mente para ficarem afiados são nomes conhecidos mundialmente que têm o poker como aliados. Entre eles, os empresários Bill Gates (fundador da Microsoft), os atletas Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar Jr. (FC Barcelona), atores de Hollywood como Matt Damon e Ben Affleck.
Para exemplificar, a prática, a atenção e a repetição de um esporte da mente pode levar um praticante a se tornar campeão. O jogador de poker Felipe “Mojave” Ramos se tornou um dos melhores do Brasil pela sua total dedicação ao esporte. Ele pode antecipar movimentos no jogo e, depois de toda essa prática, seu nível de concentração chegou ao topo.
Por conta de ser um valioso exercício mental, o xadrez e o poker são dois exemplos de formas para deixar sua massa cinzenta mais afiada. Mas há outros bem fáceis de serem colocados em prática.
Dicas rápidas para turbinar a memória:
– Escolha ambientes tranquilos e organizados para estudar e trabalhar. Seu rendimento e memorização será muito melhor.
– Coma alimentos de qualidade e com nutrientes adequados para o bom funcionamento da memória.
– Pratique exercícios físicos e respiratórios. São importantes para a boa oxigenação, inclusive do cérebro.
– Tente aprender ou resolver uma coisa de cada vez. Nem que para isso você separe suas tarefas por prioridades.
– Estabeleça horários de descanso entre as atividades cerebrais. Durma bem, tire férias e não leve trabalho para casa.
– Coloque seu cérebro para funcionar, saindo da rotina. Faça palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogue dominó, xadrez, poker. Entre em uma aula de artesanato ou aprenda um novo idioma.
– Tenha sempre um livro na cabeceira e uma boa música para relaxar.
– Cultive amigos e boas relações familiares. Um bom papo revivendo as lembranças faz seu cérebro “puxar” pela memória.
– Fique longe de drogas e álcool. Essas substâncias são grandes inimigas do bem-estar cerebral.
– Trate estresse e depressão. Eles prejudicam, e muito, as atividades cerebrais.
– Faça meditação e pense positivo. Deixe de lado tudo que sugere infelicidade. Sua mente vai ficar mais leve.
Fonte: por Portal Raízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário