quinta-feira, 11 de maio de 2017

Economizar na conta de energia elétrica pode ser mais fácil do que se imagina! CONFIRA DICAS!

Sem perceber, às vezes você adota alguns hábitos que acabam aumentando o consumo na sua casa e, como consequência, o valor da fatura a ser paga no fim do mês. A Cosern identificou essas pequenas “manias” que impactam no consumo mensal (e no bolso do consumidor) e elaborou as dicas de economia abaixo.
1 – Manter chuveiro elétrico sempre na posição verão
No chuveiro elétrico podemos controlar a temperatura da água do banho. Na posição inverno, a água é aquecida e o equipamento consome 30% mais energia. Em dias mais quentes as pessoas, geralmente, se esquecem de mudar para a opção verão, que consume menos energia. Essa simples medida evita desperdício e torna o banho mais refrescante em dias de calor.
2 – Não secar roupas ou toalhas atrás da geladeira
Um hábito que certamente você viu sua mãe ou avó fazerem e aumenta o consumo de energia é usar a parte traseira da geladeira como secadora. Secar roupas, panos e outros tecidos atrás do refrigerador sobrecarrega o aparelho e, por isso, eleva o consumo de energia. Essa área do eletrodoméstico tem que ficar sempre livre para a circulação de ar.
3 – Instalar ar condicionado no lugar correto
Você sabia que a área de instalação do aparelho influencia diretamente no consumo de energia? O ideal é colocá-lo na parte mais alta da parede para melhorar a distribuição do ar frio. Além disso, é importante evitar a incidência direta do sol, para que o aparelho realize melhor as trocas térmicas. Ou seja: escolha um local alto e onde o sol bata menos horas durante o dia.
4 – Não deixar equipamentos elétricos plugados na tomada
Não é novidade que deixar equipamentos elétricos ligados sem uso gasta energia, mas quem se lembra de tirá-los da tomada sempre? O carregador de celular plugado na tomada sem necessidade é o exemplo mais frequente. Uma dica para aparelhos relacionados, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Dessa forma, basta desligar a régua ao sair de casa e religá-la ao voltar para fazer uma economia considerável. Só use “benjamins” (o popular “T”) em casos extraordinários.
5 – Não passar roupas aos poucos
Você sabia que o que gasta mais energia é o aquecimento constante do ferro? Por isso, o ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma só vez (assim, o eletrodoméstico só será aquecido uma vez, e não várias no mesmo dia ou semana). Outra dica: comece o trabalho pelas peças mais leves, que são mais sensíveis à temperatura, e deixe as mais grossas, como jeans, para o final.
No site da Cosern (www.cosern.com.br) é possível baixar, em PDF, um Manual de Consumo Consciente. Clique na aba “Eficiência Energética” e depois em “Manual de Consumo Consciente”. Na aba “Agência Virtual” é possível baixar em PDF uma cartilha dirigida às crianças, em quadrinhos, com dicas de como economizar energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário