sábado, 7 de janeiro de 2017

8 sinais de alerta que sua língua pode estar enviando sobre sua saúde

Embora esse possa parecer um indicador estranho, existem poucos sintomas que afetam a língua.
Com os sintomas inumeráveis que podem apontar problemas com a saúde, é crucial estar ciente de todos os possíveis lugares onde esses sinais de alerta podem surgir, e a língua é um deles.
Embora esse possa parecer um indicador estranho, existem poucos sintomas que afetam a língua e, por isso, devemos prestar atenção neles. 
Hoje, compilamos 8 sinais de alerta que sua língua pode estar enviando sobre sua saúde. Veja agora, antes que seja tarde demais.
1. Camada branca na superfície
Uma camada branca na superfície da língua é causada por um super crescimento de fungos na região, uma condição conhecida como candidíase oral.
Enquanto fungos e outras colônias de micróbios estão naturalmente presentes e em nossos corpos, quando esse número cresce além do normal, pode causar sérios problemas de saúde.
É possível melhorar essa condição através da escovação mais frequente e minuciosa de seus dentes e, principalmente, da superfície lingual.
2. Pequenos pontilhados brancos
Se a superfície da sua língua estiver apresentando pequenos pontilhados brancos, esse também pode ser um sintoma de candidíase oral.
Nesse caso, também vale a pena intensificar sua rotina de higiene oral diária. Se o problema persistir ou piorar, consulte um médico.
3. Cor avermelhada anormal
Caso sua língua assuma uma cor avermelhada anormal e sua garganta esteja arranhando ou ferida, você pode ter uma infecção por estreptococos e precisa buscar tratamento.
Na ausência de dor de garganta, o sintoma pode simplesmente significar que você precisa de mais vitamina B e ferro em sua dieta. Coma alimentos como lentilhas, feijão, espinafre, carne magra e peixe para obter mais destes nutrientes essenciais.
4. Pálida ou lisa demais
Uma língua saudável deve ser levemente rosada e irregular devido ao grande número de pequenas papilas em sua superfície.
No entanto, se ela estiver pálida ou lisa demais, isso pode indicar uma deficiência de vitamina B12 ou de ferro.
5. Língua escura e “cabeluda”
Esse é, provavelmente, o sintoma mais perturbador de nossa lista. Uma língua escura e “cabeluda” é causada pelo crescimento bacteriano excessivo.
Escove os dentes e a língua com mais frequência e reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar pois eles fortalecem os micro organismos ofensivos e fazem com que eles cresçam mais rapidamente.
6. Roxa ou azulada
Se a sua língua assumir uma cor roxa ou azulada, este é provavelmente um indicador de má circulação.
No entanto, em alguns casos, este tipo de descoloração pode resultar de um mau funcionamento do sistema nervoso.
Se o problema persistir, não deixe de consultar um médico.
7. Fissuras em excesso
Enquanto linhas rasas na superfície da língua são bastante comuns, rachaduras profundas ou fissuras em excesso podem indicar problemas no seu sistema imunológico, o que requer atenção médica profissional.
Mesmo se elas forem benignas, fendas na superfície da língua são locais ideais para as bactérias se esconderem, portanto, fique atenta.
8. Manchas
Manchas brancas ou vermelhas irregulares na superfície da língua (também conhecido como “língua geográfica”, devido à sua aparência que, muitas vezes, se assemelha a continentes em um mapa) representam uma condição inofensiva e, geralmente, causada por ligeiras irritações tais como o contato com alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.
Manchas nessa região também podem resultar do tabagismo ou da sensibilidade à sua pasta de dentes.
Fonte: do AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário