segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

IGARN Itinerante realiza cadastramento de usuários de água em Caicó e Jardim do Seridó

A equipe do Igarn Itinerante estará de volta à região Seridó. Segunda e terça-feira (12 e 13) os técnicos do Instituto estarão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Caicó. Já na quarta-feira, 14 de dezembro, os atendimentos aos usuários de água serão realizados na Câmara Municipal da cidade de Jardim do Seridó. Os serviços serão oferecidos sempre das 8h às 17h.
Durante as ações do Igarn Itinerante, os técnicos do Instituto realizam a regularização de usuários de águas por meio de pedidos de outorgas e dispensas de outorgas. No ato do cadastramento o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.
A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um dos seis instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecidos no inciso III, do art. 5º da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos.
A Lei Complementar Nº569, de Abril de 2016, garante que o Instituto possa aplicar penalidades sobre infrações e uso não regularizado das águas. Entre as punições previstas estão advertência, embargo e multas que variam entre R$100,00 e R$10.000,00 pelo uso irregular da água.
Por Blog Sidney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário